Prefeito Cacau inaugura Posto de Saúde no povoado Pedras e entrega mais uma ambulância à comunidade

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e a comunidade local. Na ocasião, também foi entregue a terceira ambulância comprada com recursos próprios

Texto e Fotos: Antônio Carlos Souto

whatsapp-image-2017-06-23-at-19-07-25

A saúde do deodorense é uma das prioridades da atual gestão. Pensando nisso, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, inaugurou nesta sexta-feira (23), o Posto de Saúde do povoado Pedras. A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e a comunidade local.

Durante a inauguração, foram realizadas as atividades de aferição de pressão arterial e glicemia; palestras com temáticas voltadas a prevenção de doenças, atividades educativas para crianças; entregas de panfletos informativos; atividades laborais e entrega das marcações de consultas.

O prefeito Cacau ressaltou que o novo posto vai contribuir bastante para a saúde dos deodorenses, em especial aos moradores das Pedras. Além disso, Cacau falou da importância de disponibilizar mais uma unidade de saúde para a facilitação da população.

“Esse é um compromisso que assumi com a comunidade das Pedras. Essa é uma inauguração muito especial pra mim. Foi nessa comunidade que eu cresci, que vi meu pai trabalhar e é muito gratificante ver que agora a população terá um posto de saúde com qualidade, com estrutura, do jeito que o povo merece”, afirmou.

O posto de saúde das Pedras estava fechado há um ano, quando foi transferido para o Conjunto Denison Amorim. Após a reivindicação dos moradores, que precisavam se deslocar para o conjunto para ter atendimento, o prefeito Cacau reformou e equipou o antigo posto, e reabriu. Hoje a unidade das pedras é um posto de apoio da Unidade de Saúde do conjunto Denison Amorim.

A moradora do povoado Pedras, a aposentada Jucinha Souto, de 72 anos, agradeceu ao prefeito por todo apoio dado à comunidade. “Esse posto estava fechado, abandonado. Hoje está reformado, uma coisa maravilhosa, que todo mundo esperava. Obrigado Cacau por cuidar do nosso povo com tanto carinho”, agradeceu a moradora.

O Secretário de Saúde, Aérton Lessa, explicou como vai funcionar o posto e do projeto de transforma em mais uma unidade do Programa de Saúde da Família.

“A gente não está inaugurando paredes, a gente está inaugurando um posto com equipamentos, que vai funcionar durante toda a semana, e que trará um novo conceito pra essa unidade. Estamos fazendo um estudo que vai transformá-lo em PSF até outubro e isso vai possibilitar que as famílias das Pedras tenham uma equipe exclusiva para atuar na comunidade”, disse o secretário.

Nova Ambulância

Além da reforma do posto de saúde, o prefeito Cacau também entregou à comunidade uma nova ambulância, comprada com recursos próprios. Esta foi a terceira ambulância comprada com o recurso economizado com o carnaval. Outras duas já foram entregues em fevereiro.