Prédios públicos de Marechal Deodoro são prejudicados pelas fortes chuvas

De acordo com um levantamento realizado pela Prefeitura, pelo menos 80% dos prédios públicos sofreram algum tipo de dano

Texto: Antônio Carlos Souto

whatsapp-image-2017-06-02-at-09-03-03Os alagamentos e inundações causados pelas fortes chuvas que atingiram o município de Marechal Deodoro trouxeram grandes prejuízos aos prédios públicos municipais. No total, foram 32 instalações públicas de ensino, saúde, secretarias e outros prédios que ficaram danificados.

Entre os dias 26 a 28 de maio, Marechal Deodoro acumulou 450mm de água em apenas 72 horas. A tempestade de chuva afetou aproximadamente 80% dos 332km² do território municipal. A área urbana foi a que mais sofreu com alagamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com o levantamento feito pela Prefeitura de Marechal Deodoro, três unidades de saúde do município foram destruídas: Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Barro Vermelho e Riacho Velho foram totalmente inundadas pela água. Na UBS da Ilha de Santa Rita e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ficaram alagados. Por fim, o Posto de Atendimento 24h, teve muitas infiltrações devido o volume das chuvas.

Na Educação, sete escolas sofreram danos. A Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas no Barro Vermelho e Escola Municipal Jonas de Oliveira Pinto, no Riacho Velho foram as mais atingidas com a enchente. As demais: Altina Ribeiro Toledo, Adelina de Carvalho, NEI Criança Feliz, Edval Lemos e Petronila de Gouvêa e duas quadras poliesportivas, também sofreram prejuízos em consequência das chuvas.

Além destes prédios, também foram danificados 18 prédios prestadores de outros serviços públicos, como a sede da Vigilância Sanitária; o Espaço Cultural Santa Maria Madalena, onde a água inundou a parte mais baixa do auditório; a Secretaria de Saúde; a Secretaria de Infraestrutura e Obras e Secretaria de Planejamento, que funcionam no mesmo prédio e ficaram completamente inundadas por estarem localizadas na Orla Lagunar; o Fundo de Aposentados e Pensões (FAPEN), Secretaria de Gestão, Mercado da Carne, Vila dos pescadores, Sala do Empreendedor, Procuradoria e a própria sede da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.