Completamente revitalizado, Largo do Carmo é inaugurado em Marechal Deodoro

Obra foi entregue pelo prefeito Cacau e pela presidente do Iphan, no final da manhã desta sexta-feira (23); Largo conta com acessibilidade, academia de saúde e áreas de cultura, lazer e tradições religiosas

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Antônio Carlos Souto

dsc_0887O Largo da Igreja Nossa Senhora do Carmo foi entregue à população de Marechal Deodoro completamente revitalizado. O prefeito Claudio Filho Cacau e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, inauguraram a obra no final da manhã desta sexta-feira (23).

O novo do Largo do Carmo, onde foram investidos R$ 2,2 milhões de recursos do PAC Cidades Históricas, possui uma área de 6 mil metros quadrado, cercada por residências e pontos comerciais. Com a obra, ele foi totalmente revitalizado, com acessibilidade para deficientes físicos e piso tátil; parque infantil; academia de saúde; luminárias de led, e também com a disponibilização de espaço de cultura, lazer, esporte e resgate das tradições religiosas históricas.  Além disso, após uma iniciativa do prefeito Cacau, todas as residências localizadas no largo tiveram as fachadas reformadas.

Durante solenidade, o prefeito Claudio Filho Cacau destacou a importância da entrega da obra à população e para o turismo histórico no município de Marechal Deodoro.

dsc_0904“Quero muito agradecer ao Iphan pelo empenho em finalizar esta obra. Quando assumi o município ela estava caminhando a passos lentos e muitas pessoas não acreditavam que iriamos entregar, e hoje estamos realizando este sonho. O Largo está belíssimo, completamente acessível, com parque, academia e todas as casas revitalizadas. Esta é a primeira obra que entregamos. Vamos em breve entregar a requalificação do Largo da Matriz e aproveito para pedir que o Iphan autorize a obra do Largo da Igreja do Bonfim, em Taperaguá o quanto antes para realizarmos mais este sonho dos deodorenses”, disse o prefeito.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, destacou o compromisso e a vontade do prefeito Cacau em recuperar os Patrimônios Históricos de Marechal Deodoro e disse que o Iphan tem total interesse em realizar estas obras, visto que o município tem uma importância para o país.

“Quando assumi a presidência do Iphan, o primeiro prefeito que recebi foi o Cacau e eu percebi nele a vontade de cuidar do patrimônio histórico do município. E nós temos o maior interesse em realizar estas obras. O PAC Cidades Históricas tem um orçamento de mais de oito milhões de reais para as obras em Marechal. Este novo Largo foi feito para que os moradores do entorno e a população possam usufruir do espaço, pois um patrimônio só faz sentido se for realizado para o povo”, disse a presidente.

dsc_0927Para o ministro o Turismo, Marx Beltrão, a obra vai alavancar ainda mais o turismo no município. “O Turista vai querer visitar Marechal para conhecer esta riqueza. E para que uma cidade receba o turista bem, ela precisa, antes de tudo, ser um lugar bom de viver. E tenho certeza que com o trabalho realizado pelo prefeito Cacau, Marechal será uma cidade melhor”, destacou o ministro.

O governador Renan Filho parabenizou o prefeito pela grande obra e destacou a beleza do local. “Muita gente acha que precisar sair do estado ou do país para ter uma visão como esta que temos hoje em Marechal Deodoro. Esta é uma obra grandiosa e sei que as próximas também serão. Temos uma riqueza cultural muito grande em nosso Estado e grande parte dela está em Marechal Deodoro”, disse o governador.

A placa de inauguração foi descerrada pelo prefeito Cacau e a presidente o Iphan, Kátia Bogéa. Em seguida, toda comitiva caminhou pelo Largo até a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde assistiu a uma apresentação da Banda Filarmônica Nossa Senhora da Boa Viagem. A comitiva também visitou a Igreja de Nossa Senhora do Ó, que faz parte do complexo, onde discutiram projetos futuros para a manutenção do patrimônio arquitetônico da cidade.

A inauguração foi prestigiada pelo vice-prefeito Walter Avelino, deputado Sérgio Toledo, Secretários de Estado Alexandre Ayres e Aparecida Machado, equipe do Iphan, secretários municipais e vereadores.