21 de junho de 2017

Após reunião com ministro Helder Barbalho, prefeito Cacau consegue liberação de recursos para obras emergenciais

Prefeito se reuniu com ministro, acompanhado do senador Renan Calheiros, para apresentar lista de obras emergenciais e solicitar a liberação de recursos

Texto: Izabelle Targino

_mar6185Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Cláudio Filho Cacau esteve no Ministério da Integração Nacional para solicitar recursos para as obras emergências decorrentes das enchentes que atingiram o município no final do mês de maio. Acompanhado do senador Renan Calheiros, o prefeito Cacau se reuniu com o ministro Helder Barbalho, na tarde dessa terça-feira (20).

Durante a audiência, o prefeito Cacau apresentou ao ministro o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), destacando as obras de maior emergência para o município. Entre as de maior urgência, foram destacadas a contensão da orla da Barra Nova, que devido o volume de água, abriu uma nova boca da barra, causando o avanço da maré em direção às residências e restaurantes; e a contenção da barreira da Rua 18 do Forte, onde a barreira ameaça ceder ainda mais, causando risco de desabamento da via.

Após explicar a necessidade da realização duas obras e relatar os riscos à população, o ministro Helder Barbalho determinou a liberação dos recursos e designou que a Defesa Civil Nacional enviasse um representante para Alagoas, com o intuito de agilizar o processo.

“Apresentamos todo relatório ao ministro Helder, que sensibilizado com a situação por que passamos e dos riscos para a população, garantiu os recursos e determinou que toda equipe do Ministério trabalhasse para agilizar a liberação dos recursos necessários para estas obras emergências. Esta é uma grande conquista para nosso município”, ressaltou o prefeito.

Na ocasião o prefeito agradeceu o empenho do senador Renan Calheiros, que se disponibilizou para ajudar o município de Marechal Deodoro junto ao Ministério da Integração.

“Só tenho a agradecer, em nome do povo deodorense, o empenho do senador Renan, que não mediu esforços para ajudar nosso município”, destacou Cacau.

Ministério das Cidades

Ainda em Brasília, o prefeito Cacau esteve no Ministério das Cidades, onde protocolou o pedido para a construção da Escola e do CRAS do Conjunto Gislene Matheus. Na visita, o prefeito solicitou também a construção de 1.200 casas para as vítimas das chuvas.