Secretário de Meio Ambiente de Marechal Deodoro é o novo presidente do Comitê da Bacia da do CELMM

Nova diretoria foi eleita na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do Campus Marechal Deodoro do IFAL

imgl1366O secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, é o novo presidente do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Mundaú-Manguaba (CELMM). A eleição da nova diretoria do Comitê foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do IFAL Marechal Deodoro.

A nova diretoria é composta também pelo secretário de Meio Ambiente de Coqueiro Seco, Redson Cavalcante, eleito vice-presidente; o representante da Escola de Vela Pajuçara, Cláudio de Melo Lima Filho, eleito primeiro secretário; o consultor ambiental do município de Pilar, Gerson Alves Guarines, eleito segundo secretário; e o representante da Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro e a Federação dos Pescadores de Alagoas, Jailson da Silva, eleito como Tesoureiro.

O novo presidente eleito, secretário Mateus Gonzalez, falou do desafio e da importância do comitê na realização de políticas públicas para a preservação dos rios e lagoas com complexo.

imgl1329“O desafio é grande e temos que fazer ações que tragam resultados. O trabalho que vinha sendo realizado foi muito importante, mas temos que dar um pulo ainda maior. Temos que planejar políticas públicas que sigam sendo realizadas, independente de quem esteja na diretoria. Aceitei o desafio e a diretoria precisa da ajuda de todos os integrantes do comitê para a realização deste trabalho. A diretoria conta com o apoio de todos”, disse Mateus Gonzalez.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, esteve na eleição e destacou a importância do trabalho do Comitê para a preservação ambiental da região da Bacia do CELMM.

“O trabalho do comitê é de extrema importância para a conservação dos rios e lagoas, iniciando pelas matas ciliares. É preciso fazer políticas públicas e projetos que reduzam o lançamento dos efluentes nas lagoas e rios. Com a reativação do comitê, devem ser realizadas ações efetivas e a participação dos municípios é muito importante, principalmente como agente fiscalizador”, disse o secretário.

O Comitê é composto por representantes do poder públicos, sendo municipal, estadual e federal; representantes da sociedade civil organizada e dos usuários, sendo titulares e suplentes. Integram a Bacia da Região Hidrográfica do CELMM os municípios de Marechal Deodoro, Atalaia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coqueiro Seco, Maceió, Maribondo, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Satuba.

Autor: Izabelle Targino/Secom