Prefeito Cláudio Filho Cacau vai pleitear Seguro Defeso para pescadores deodorenses

Aproximadamente 1.400 pescadores filiados à colônia ficarão impossibilitados de retomar a atividade pesqueira nos próximos três meses

Texto: Izabelle Targino

As fortes chuvas que atingiram Marechal Deodoro e deixaram quase todo o município com alagamentos e inundações vitimaram, além dos moradores, mais de mil pescadores deodorenses. Além de perderem casa, todos eles ficarão impossibilitados de retomar a atividade pesqueira pelos próximos três meses.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Mateus Gonzalez, o município possui aproximadamente 1.400 pescadores filiados à Colônia e todos eles foram prejudicados pelas chuvas.

“Eles foram atingidos diretamente, seja pela impossibilidade de pescar ou porque ficaram desalojados. Aproximadamente quinhentos deles tiveram que deixar as casas. Por conta das inundações, quantidade de lixo e entulho nas águas, ao longo dos próximos três meses, os pescadores ficarão impossibilitados de retomar a atividade pesqueira. Além da contaminação e do lixo, os troncos e outros resíduos impossibilitando a colocação das redes de pesca e outros apetrechos, como tarrafas”, explicou o secretário.

Para que estes pescadores e suas famílias não passam necessidades durante estes três meses, já que a pesca, para a maioria, é a única fonte de renda, o Prefeito Cláudio Filho Cacau vai solicitar, junto ao Governo Federal, o seguro Defeso.

“Estamos solicitando ao Governo Federal a liberação do seguro defeso para estes pescadores, para que nestes próximos três meses eles possam ter este apoio, até que possam voltar a pescar. O impacto ambiental é muito grande e atingiu todo o Complexo Estuarino Lagunar”, disse o prefeito.