Mutirão do Programa de Regularização de imóveis e loteamentos iniciam nesta quinta-feira (25)

Até o dia 1º de julho, os proprietários dos imóveis e loteamentos devem realizar a regularização com facilidade e flexibilização das normas. Já os mutirões nas comunidades vão até o dia 13 de junho.

Texto: Antônio Carlos Souto e Izabelle Targino

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Urbano (SEMPLADURB) inicia nesta quinta-feira (25) o mutirão do Programa de Regularização de Imóveis, na Avenida Caravelas, Comunidade do Francês, próximo ao mercadinho João Paulo II.

Outras cinco comunidades deodorenses também receberão o mutirão, sempre das 09h às 13h. Durante essas ações, as equipes estarão divulgando o programa, esclarecendo dúvidas da população e mostrando os benefícios de se regularizar dentro do prazo estipulado pelo programa.

O mutirão do Programa segue até o dia 13 de junho passando por diversas comunidades deodorenses. No dia 30 de maio, o povoado da Massagueira receberá a ação, que será realizada em frente à Igreja Divina Pastora. Já no dia 01 de junho, será a vez do povoado da Barra Nova, em frente à escola municipal do bairro.

Na Ilha de Santa Rita, o mutirão acontecerá no dia 06 de junho, na praça em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia. No dia 08 de junho, a ação estará no bairro de Taperaguá, no largo da Igreja do Senhor do Bonfim. No último dia do mutirão, 13 de junho, a comunidade da Poeira será o bairro contemplado, na praça São José.

O PROGRAMA

O programa municipal objetiva dar condições especiais para a regularização de imóveis e loteamentos construídos no município e que não atendem à legislação. Os deodorenses poderão aproveitar a oportunidade de garantir os benefícios do programa até o dia 1º de Julho.

Para residências e comércios, durante a vigência do programa, os deodorenses que por algum motivo não atenderam às normas municipais ao construir, poderão regularizar os imóveis com mais facilidades e flexibilização das normas. Também serão relevadas exigências como recuo mínimo, tamanho de ambientes, ausência de janelas, entre outras.

O programa, além de simplificar a regularização dos imóveis residenciais e comerciais, também irá proporcionar aos loteamentos que estejam dentro do território municipal, a regularização do terreno. Com isso, é garantido aos compradores o direito à propriedade, evitando processos na justiça e ações do Ministério Público.

Nos imóveis com até 60 metros quadrados, os proprietários ficam isentos do pagamento das taxas.

Os loteamentos deverão atender algumas exigências, como a comprovação de serviços de terraplanagem; delimitação dos lotes; meio-fio; drenagem; abastecimento de água; rede elétrica aérea e posteação e a promessa de compra e venda comprovada por reconhecimento de firma em cartório até a data da mencionada pelo programa.

Para participar do programa, basta juntar a documentação necessária, em anexo, e se dirigir a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Urbano, localizada na Avenida Santa Maria Madalena, s/n, próxima ao Espaço Cultural, Centro da cidade, no horário das 08h às 14h.

1.0180: lein-1-180de07marode2017reg-edificaoes2

1.186: lein-1-186de03deabrilde2017_reg-parcelamentosolo