I Oficina do Projeto Orla inicia nesta segunda-feira (12) em Marechal Deodoro

Oficinas são voltadas, além das autoridades envolvidas no projeto, para toda a população deodorense, principalmente os moradores das regiões das orlas. Oficinas seguem até a próxima sexta-feira (19) no auditório do Espaço Cultural

Ordenar os locais públicos, respeitando a preservação ambiental é a responsabilidade do Projeto Orla, que iniciará a sua 1ª Oficina de implantação do programa em Marechal Deodoro na próxima segunda-feira (15).  O público alvo da capacitação são, além das autoridades envolvidas, os moradores, especificamente os que vivem na região das orlas de Marechal Deodoro.

O projeto é uma ferramenta importante de planejamento do uso e ocupação da orla brasileira, visando uma gestão compartilhada entre Governo Federal, administrações estaduais e municipais e a sociedade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, convida a todo a população deodorense a fazer parte da capacitação. Ele explica que o projeto tem como objetivo de traçar um cenário atual e futuro para o uso e a ocupação da orla de Marechal Deodoro.

“É um instrumento de gestão que é elaborado de forma participativa com a sociedade. É um plano de uso da orla, tanto lagunar quanto marítima. Hoje a gente não tem critério para chegar e dizer o que pode e o que não pode, com isso, será um instrumento de gestão. Com o projeto, tendo a população capacitada, será possível entender e saber lhe dar com as dinâmicas da orla, como os potenciais, os problemas e muitos outras coisas envolvidas”, afirmou o secretário.

A capacitação inicia nesta segunda-feira (15) e vai até a sexta-feira (19), no auditório do Espaço Cultural, trazendo em sua programação o conhecimento acerca do ordenamento da orla por meio de atividades práticas, apresentações, palestras e discussões ministradas pelos gestores ambientais.

Confira a programação completa: programacaodaoficinaidoprojetoorla1