Secretaria de Saúde define estratégias para combater infestação de mosquitos em Marechal

Equipes irão realizar ações de pulverização de inseticidas a partir da próxima segunda-feira (17)

Para solucionar o problema da infestação de mosquitos no município, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá iniciar um grande mutirão com ações de pulverização de inseticida e orientações educativas no município. A ação foi decidida em uma reunião realizada com técnicos da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) e da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir da próxima segunda-feira, equipes de agentes de endemias de Marechal Deodoro irão iniciar o combate aos mosquitos com o uso de pulverização de inseticida, chamada de UBV-costal, ou também conhecida como ‘Fumacê’. Contudo, ao invés de veículos, o inseticida será pulverizado através de equipamentos portáteis. Essa modalidade de combate irá permitir que os agentes possam se deslocar até por ambientes de difíceis acessos.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria do Estado da Saúde, o inseticida é o mesmo que o utilizado nos conhecidos ‘Carros Fumacê’. Em cada dia, as equipes, que serão divididas em duplas, conseguirão visitar cerca de 600 imóveis, sempre no horário das 16h às 20h, de acordo com o clima e a temperatura. Após quatro dias da pulverização, as equipes retornarão ao local para que a comunidade possa receber o reforço.

Carlos Eduardo da Silva, assessor em Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, explicou que existem dois requisitos técnicos para que o Estado possa enviar o ‘Carro Fumacê’. O primeiro é a ocorrência de epidemia de dengue e o alto índice de infestação do Aedes aegypti no município, medido por meio dos focos do inseto detectados pelos agentes nas casas.

“O carro ‘Fumacê’ agride o meio ambiente e é destinado apenas para eliminar o mosquito da Dengue. É uma estratégia válida, que funciona, mas é utilizada na hora do ‘desespero’, em último caso. Enquanto isso, as larvas estão crescendo, e daqui a alguns dias vão nascer novos mosquitos e atacar novamente. Como em Marechal Deodoro há poucos casos da doença registrados e os mosquitos que invadiram o município são os comuns, então não há a necessidade do carro, mas sim outras estratégias”, afirmou.

Eduardo ainda falou da responsabilidade da população com o problema. “A conscientização tem que partir também da população, que deve cuidar para que não haja focos dos mosquitos nas casas”.

Para intensificar o trabalho no município, a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro acabou de contratar e capacitar 25 novos agentes de endemias. Antes, dos 19 contratados, apenas 13 estavam ativos. Com o novo efetivo, o município também poderá realizar ações educativas nas casas, visando o combate aos mosquitos, uma vez que, as principais causas da proliferação do inseto podem ser evitadas pela população.