Secretaria de Saúde inicia campanha de Vacinação para Gripe em Marechal Deodoro

Até a última sexta-feita (21), vacinação foi realizada apenas para o grupo de trabalhadores da Saúde. Demais grupos de risco podem se vacinar até dia 26 de maio

A partir de hoje (24), a Secretaria Municipal de Saúde irá iniciar a Campanha de Vacinação Contra a Gripe nos postos do município para toda população. A vacina, que já foi disponibilizada aos profissionais da saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país.

Em Marechal Deodoro, já se encontram 25% das vacinas que serão disponibilizadas para as ações. A meta é que, durante a campanha, cerca de 10,5 mil pessoas sejam vacinadas, dente elas, 3,7 mil crianças; 600 gestantes; 3,5 mil idosos. As pessoas que tiveram alergia severa a ovo não poderão ser vacinadas.

Crianças de 6 meses a menores que 5 anos; gestantes; mulheres puérperas, ou seja, que estão no período de até 45 dias após o parto; idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, além de professores de escolas públicas ou privadas, são as categorias que recebem a vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De 17 a 20 de abril, a campanha foi direcionada aos trabalhadores da saúde; de 24 de abril até o dia 26 de maio, a vacinação serão dos grupos prioritários, já mencionados na matéria.

Os pacientes acamados e residentes na zona rural de Marechal Deodoro, receberão as vacinas nas residências. A Secretaria de Saúde ainda reforça que caso haja outro paciente que seja impossibilitado de ir até o posto, poderá informar a Coordenação de Vigilância Epidemiológica para solicitar a vacinação em residência.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vanleide Fernandes Lima Rezende, foi realizada uma reunião com enfermeiros, técnicos de enfermagem e um representante da Secretaria Municipal de Educação para que seja organizada uma melhor estrutura para atender a categoria dos professores, da rede pública e privada,  sendo vacinados nas unidades de saúde próximas as unidades escolares.

“Os professores serão vacinados nos postos ou unidades de saúde que fiquem em um território próximo as escolas em que eles trabalham. Foi solicitado uma lista nominal dos professores ativos de cada escola do município, para que os profissionais da saúde que estão aplicando a vacina possam ter um controle maior”, afirmou.

DIA ‘D’

Também durante a reunião, foi definida a programação do dia ‘D’, que tem data sugerida pelo Ministério Saúde para o dia 13 de Maio. Durante o dia, serão realizadas atividades de incentivo para a vacinação. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, na população alvo para a vacinação.