25 / 04 / 17

Secretaria de Saúde amplia atendimentos de especialidades em Marechal Deodoro

Consultas são realizadas no Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima; Pacientes são encaminhados pelos médicos após consultas nas Unidades Básicas de Saúde

imgl9199A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o número de especialidades ofertadas no Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima, também conhecido como Posto Central. Agora, os usuários do Sistema Único de Saúde do município contam com quatorze especialidades diferentes, algumas nunca antes disponibilizadas no município.

Além de retomar os atendimentos, o número de especialidades foi ampliado. Dentre os serviços, os deodorenses já dispõem de atendimento em de Cardiologia, Ginecologia, Angiologia, Dermatologia, Psiquiatria, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Clínico Geral.

Algumas áreas ainda não haviam sido disponibilizadas no sistema de saúde pública do município, como a oftalmologia, área em que foi disponibilizado um consultório específico para atender a população. Antes, para receber este atendimento, a população deodorense tinha que ser direcionada para outra cidade próxima, como a capital.

A coordenadora de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Cátia Betina, explicou que, para ter acesso às consultas, os pacientes são encaminhados por um clínico geral, após atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O paciente é consultado na UBS e a depender do diagnóstico e da necessidade, é encaminhado para um especialista. O clínico é quem diz qual dos especialistas o paciente tem que procurar e é informado do dia e horário da consulta no momento da marcação. A própria UBS consegue fazer a marcação pelo sistema”, afirmou.

Os novos especialistas foram contratados a partir de um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve como foco a identificação das principais necessidades dos deodorenses. O meio de ingresso dos profissionais foi por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O Posto Central também conta um grande diferencial, os chamados ‘envelopes da família’. Ao chegar ao local e se identificando, os funcionários poderão identificar o histórico familiar do paciente, encaminhando-o para um diagnóstico mais preciso. Além disso, essa ferramenta irá possibilitar a identificação de doenças genéticas.

Mutirão de ultrassonografia

Além dos atendimentos, a Secretaria de Saúde realiza todos os meses mutirões de ultrassonografia. O Objetivo, além de evitar que gestantes e outros pacientes saiam da cidade para realizar o exame, é zerar a demanda reprimida. Dois médicos ginecologistas atendem em torno de cinquenta pacientes, todos encaminhados pelos médicos.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom