Projeto Orla é apresentado a gestores e sociedade civil de Marechal Deodoro

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (07), na sede da Sociedade Musical Carlos Gomes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu diversos órgãos e instituições para a primeira reunião do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, conhecido também como ‘Projeto Orla’, na manhã desta sexta-feira (07), na sede da Sociedade Musical Carlos Gomes, Centro da cidade. O projeto é uma ferramenta de planejamento do uso e ocupação da orla brasileira, visando uma gestão compartilhada entre Governo Federal, administrações estaduais e municipais e a sociedade.

Em Marechal Deodoro, o programa irá beneficiar grande parte da sociedade e gestão pública, uma vez que o projeto irá dar mais autonomia para que os órgãos envolvidos e a sociedade possam gerenciar e regrar as orlas da cidade. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, falou sobre o assunto.

“É um instrumento de gestão que é elaborado de forma participativa com a sociedade. É um plano de uso da orla, tanto lagunar quanto marítima. Hoje a gente se depara frequentemente com uma série de conflitos, principalmente na Praia do Francês, que é uma praia mais utilizada. Se a gente tiver um planejamento, a gente tem como ter regras daquela área e isso é importantíssimo para o município. Hoje a gente não tem critério para chegar e dizer o que pode e o que não pode, com isso, será um instrumento de gestão”, falou.

Neste primeiro momento, houve uma mobilização com os principais atores e gestores para um melhor direcionamento do que é o projeto e de como ele pode ser implantado em Marechal Deodoro. Após isso, o próximo passo é a realização de oficinas para a construção do documento em que constarão as regras, planejamento e todas as especificações do programa no município. Estando pronto, o projeto será encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente para avaliação. Após a aprovação, o gerenciamento das orlas será passado para os órgãos acordados e sociedade, seguindo sempre o que está definido no documento.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Superintendência Municipal de Desenvolvimento Econômico; Associação de Moradores da Praia do Francês; Colônia Municipal dos Pescadores; Federação dos Pescadores; Capitania dos Portos; Instituto Biota e Associação do Comerciários e Empresários de Marechal Deodoro.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom