Programa Saúde em Movimento leva atendimentos para a Zona Rural de Marechal Deodoro

Equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, que realizam consultas, vacinação, entre outros serviços

imgl8675A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (18) o Programa Saúde em Movimento. O programa leva atendimentos de saúde para os moradores das fazendas e comunidades localizados na zona rural de Marechal Deodoro, e que não possuem cobertura das equipes do Programa de Saúde da Família.

A equipe formada exclusivamente para o programa, composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, sai do Centro pela manhã para realizar os atendimentos nas comunidades.  Nesta terça, as equipes realizaram atendimento na Fazenda Horizonte e o cronograma segue até o final do mês em outras comunidades.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Silvia Rejane, a cada início de mês, será divulgado um cronograma de atendimento com as comunidades e horários.

“A ideia é levar a Saúde até os moradores e cobrir uma área em que o PSF não chega. Todo início de mês nós vamos divulgar o cronograma com os locais escolhidos como sede de atendimento. Nas fazendas maiores, as equipes ficam o dia todo. Nas menores, as equipes fazem uma por horário. E nas pequenas comunidades que ficam próximas às fazendas escolhidas como sede, os moradores se deslocam até elas”, explicou.

A secretária explicou ainda que a equipe, em breve, será ampliada e contará com nutricionista, fisioterapeuta e dentistas, que além de fazer atendimentos, também irão realizar palestras educativas nas comunidades.

“Nós já estamos com o mapeamento das comunidades que serão atendidas pelo programa, mas caso algum morador não saiba onde é o atendimento, ou tenha alguma dúvida se está contemplado, basta ir até a Secretaria de Saúde se informar ou solicitar”, disse a secretária.

No início do próximo mês, a Secretaria de Saúde vai divulgar o cronograma do mês de maio.

Autor: Izabelle Targino/Secom