05 / 04 / 17

Programa Melhor em Casa vai ampliar número de atendimentos domiciliares em Marechal Deodoro

Atualmente são 32 pacientes com dificuldades de locomoção atendidos por uma equipe multidisciplinar

17357294_1462739427079145_894539394_oA Secretaria de Saúde Marechal Deodoro vai ampliar o número de pacientes atendidos pelo Programa Melhor em Casa no município. Atualmente, a equipe multidisciplinar que atua no programa atende trinta e dois pacientes com dificuldades de locomoção em seus domicílios.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Keciany Barros, os pacientes são atendidos em casa por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, a depender da necessidade de cada paciente. A novidade é que em Marechal Deodoro, o programa tem a participação de um dentista.

Para participar do Programa Melhor em Casa, os pacientes precisam apresentar problemas de saúde controlados, ter dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde. Para entrar no programa, o encaminhamento é feito pelas equipes de PSF que atuam nas unidades de saúde, mas os familiares também podem solicitar.

“O encaminhamento para a inclusão no programa é feito pelas equipes de PSF das Unidades de Saúde. Durante as visitas, as equipes identificam e fazem o encaminhamento para a equipe do Melhor em Casa. Mas as famílias também podem solicitar nas unidades de saúde uma visita para avaliação do paciente”, explicou a coordenadora do programa.

Ainda neste mês de abril, o número de pacientes atendidos vai aumentar. Mais de vinte pacientes estão aguardando avaliação profissional, que é realizada por um médico e um assistente social. A avaliação começa a partir da próxima semana, após os assistentes sociais selecionados no processo seletivo tomarem posse das suas funções.

O que é o programa

whatsapp-image-2017-04-05-at-9-36-50-amO Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.