Prefeitura inicia pulverização de inseticida em Marechal Deodoro

Ação de combate aos mosquitos é uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

whatsapp-image-2017-04-17-at-5-25-19-pmA Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou, no final da tarde dessa segunda-feira (17), o trabalho de combate aos mosquitos no município. A ação está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Com bombas portáteis de pulverização, os agentes de endemias iniciaram o bloqueio químico com inseticida, começando na região da Igreja Matriz e seguindo em direção ao centro. Ao longo da semana, o mesmo trabalho será realizado em outras áreas do município.

De acordo com o coordenador estadual de tratamento da Ultrabaixo Volume (UVB) da Secretaria de Estado da Saúde, Jorge Simões, o trabalho será realizado primeiro nos locais com maior índice de infestação de mosquitos, como preconiza o Ministério da Saúde. Depois segue pelas demais regiões.

“O bloqueio químico, que é a pulverizava da inseticida, só pode ser realizado nos casos de epidemia de dengue. Aqui em Marechal ainda não tem muitos casos da doença, mas devido a quantidade de mosquito, a Secretaria de Saúde nos acionou que estamos fazendo este trabalho de treinamento dos agentes de endemias. Primeiro vamos fazer os locais de maior índice de infestação, que é um critério determinado pelo Ministério da Saúde e depois vamos seguindo pelos demais locais”, explicou o coordenador.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a eficácia do jato portátil acaba sendo maior que a do conhecido já carro “fumacê”. Segundo Jorge Simões, isso se dá pela distância entre o jato e os alvos que o inseticida deve atingir.

“Apesar de o fumacê ser um carro e a pulverização mais intensa, ele passa no meio da rua e o remédio sai de uma distância de aproximada de dois metros das residências. Além disso, tem interferências como a direção do vento, por exemplo. Já com o equipamento portátil, o jato dispara a uma distância de um metro das caras e prédios, o que garante uma maior eficácia do produto. O ciclo se repete a cada quatro dias, mas é bom frisar que é uma medida de emergência”, disse o técnico.

A Secretária Municipal de Saúde explica que são várias as causas da infestação dos mosquitos e que em Marechal Deodoro não é apenas do Aedes aegypti, mas também dos comuns, podendo ter sido causada pelas queimadas, desmatamento, descarte de lixo em local inapropriado. Além disso, a Secretaria orienta que a população também pode ajudar evitando o descarte de lixo em terrenos baldios, não deixando água parada, caixas descobertas, evitando assim criadouros.

Autor: Izabelle Targino/Secom