Catadores de Marechal Deodoro realizaram visita técnica às cooperativas de Maceió

A Cooperativa de Catadores de Matérias Recicláveis de Marechal Deodoro (Coopmar) já possui diretoria formada e iniciará, em breve, o trabalho no município.

whatsapp-image-2017-04-18-at-12-52-38-pmOs integrantes da Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro (Coopmar) realizaram, nesta semana, uma visita técnica às cooperativas de Maceió. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS).

Durante a visita, os catadores conheceram os projetos que estão sendo executados, assistiram um documentário sobre a criação de uma das cooperativas, conheceram as instalações e maquinários, além das estratégias de trabalho. No total, foram três instituições visitadas: Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila), Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel) e Cooperativa de Catadores do Benedito Bentes.

A assessora técnica e membro da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aline Lima, acompanhou os integrantes da Coopmar durante a ação e falou sobre a expectativa dos catadores.

“Eles adoraram a visita. Gostaram muito dos projetos que as cooperativas mostraram pra eles. Serviu de inspiração, de incentivo. Eles foram até a Cooprel, do Benedito Bentes, e disseram que queriam a cooperativa deles daquele jeito. Foi muito importante para que eles vissem, na prática, como funciona uma cooperativa”, explicou Aline.

O grupo é formado pelos catadores do antigo lixão, fechado pelo município no início deste ano. Após o fechamento, com o apoio do município, os catadores passaram por capacitações e formaram a da Cooperativa de Catadores de de Marechal Deodoro (Coopmar). Em breve, a cooperativa será instalada em um galpão e iniciará os trabalhos no município.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom