Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro participa de capacitação sobre Coleta Seletiva

Além de Marechal Deodoro, oficina foi destinada aos servidores dos municípios da região metropolitana de Maceió e segue até esta sexta-feira (10)

imgl0476Buscar uma cidade sustentável e que realize a destinação correta do lixo é uma das premissas da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro (SEMMAD). Sabendo dos esforços da nova gestão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), iniciou nesta quinta-feira (09), no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Centro de Marechal Deodoro, a Oficina de Educação Ambiental para a Implantação da Coleta Seletiva nos municípios.

O evento foi destinado aos funcionários envolvidos na coletiva seletiva dos municípios alagoanos pertencentes à Região Metropolitana de Maceió. Além de Marechal Deodoro, participaram da capacitação servidores dos municípios de Paripueira, Coqueiro Seco, Pilar, Santa Luzia do Norte, funcionários da empresa MS2 reciclagem e presidentes de associações de moradores de Marechal Deodoro.

A Oficina de Educação Ambiental é um programa da SEMARH, previsto na Política Estadual de Resíduos Sólidos, que tem o intuito de fazer a capacitação dos municípios para a educação ambiental e coleta seletiva.  O secretário municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, falou da importância do município ter sido sede da oficina.

“A coleta seletiva faz parte da educação ambiental. Se não houver uma conscientização, a população não vai fazer. Essas capacitações já vêm sendo realizadas em alguns municípios, e nós batalhamos para trazer para Marechal Deodoro. A ideia hoje é abranger todos os gestores e demais envolvidos no programa de coleta seletiva de Marechal, para que a gente tenha mais elementos e ferramentas para poder fazer a conscientização da população como um todo”, afirmou.

Em Marechal Deodoro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já vem articulando projetos e programas voltados à conscientização e educação ambiental para destinação correta dos resíduos sólidos. Dentre as ações municipais, está o recolhimento de pneus, realizado em parceria com a SEMARH; a produção de óleo lubrificante, que está sendo articulado por meio do programa Jogue Limpo; além da reutilização de óleos de cozinha para a produção de sabonetes e detergentes naturais.

A capacitação segue até esta sexta-feira (10), de 08 às 13h, no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom