Pescadores de Marechal Deodoro recebem Certificados de Registro de Embarcação

Evento aconteceu na Colônia de Pescadores Z-06, no Centro Histórico

imgl1743Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau e o secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, entregaram os Certificados de Registro de Embarcações aos pescadores deodorenses. O evento, que aconteceu na Colônia de Pescadores Z-06, faz parte da programação da Semana da Água 2017.

Diante das ações de fiscalização, o certificado de regularização dos barcos irá garantir que a categoria esteja documentada e dentro das normas. Além disso, a iniciativa contribui para a segurança dos barcos, uma vez que em situações de roubo, os donos das embarcações poderão buscar respaldo jurídico com a documentação dos barcos na busca de uma resolução dos problemas.

O presidente da Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro, Jailson da Silva, especificou a quantidade de embarcações registradas nesta primeira fase. “A Prefeitura e a Colônia de Pescadores registraram agora 290 embarcações. Primeiramente foram registrados as dos pescadores que residem desde o povoado Pedras ao povoado Manguinho. Agora vem a segunda fase, que vai beneficiar os pescadores dos canais: Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita”, disse.

Durante o evento, o prefeito Cacau garantiu aos pescadores que a nova gestão irá buscar sempre o melhor para a categoria. “O pescador em nossa gestão será respeitado, será valorizado e terá as portas da prefeitura aberta para as parcerias necessárias. Eu acredito que todos juntos, vamos fazer uma nova Marechal. Nós temos aqui hoje um documento que vai ajudar muito a vocês. Funciona como um documento de carro, que irá contribuir em uma fiscalização e também no momento de venda as embarcações”, afirmou.

Além do prefeito, participaram da solenidade o vice-prefeito, Walter Avelino; secretário de Governo, Luciano Vasconcelos; a secretária de Assistência Social, Iolanda Alcântara; representantes da Procuradoria municipal e o secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, que falou da importância dessa parceria entre os pescadores e a prefeitura para o fomento da profissão e garantia dos direitos.

“Enquanto secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, eu queria que vocês [pescadores] nos enxergassem como parceiro e não simplesmente como um agente fiscalizador. O mar, a lagoa, talvez sejam a maior renda de sustento aqui na cidade. A Secretaria e a Colônia estimam que em Marechal Deodoro existam cerca de cinco mil pescadores. Todos podem contar com a gente. Já estamos organizando uma segunda rodada de regularização de embarcações, sempre em prol de vocês”, afirmou o secretário.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom