31 / 03 / 17

Marechal Deodoro recebe Projeto ‘Vale a Pena Sonhar na Saúde’

Projeto Vale Sonhar foi lançado no Auditório do Museu da Imagem e do Som (MISA), na última terça-feira (28)

lamcamento-do-projeto-kaplan-no-misa-28-3-2017-foto-olival-santos-27O município de Marechal Deodoro foi um dos contemplado com o Projeto ‘Vale a Pena Sonhar na Saúde’, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Kaplan. O lançamento do projeto aconteceu na última terça-feira (28) e a iniciativa propõe trabalhar a educação sexual por meio de oficinas e cursos técnicos, motivando os jovens a prevenir a gravidez na adolescência, em municípios apontados como tendo alto índice de gravidez na adolescência.

Realizado em 11 municípios alagoanos, o projeto contempla as escolas públicas de Ensino Médio, desenvolvimento a consciência e responsabilidade pessoal dos alunos, a partir do conhecimento dos impactos que a gravidez precoce pode gerar nos sonhos, consequentemente, no projeto vida.

De acordo com a Sesau, em Alagoas, somente em 2016, foram registrados 1.474 casos de gravidez em adolescentes menores de 16 anos e 25.304 entre meninas na faixa etária de 15 a 19 anos.

Dentre as estratégias utilizadas para abordar a educação preventiva, o projeto irá orientar os  jovens sobre processo da reprodução associado às práticas sexuais de risco, desenvolvendo a habilidade para usar os métodos contraceptivos. Além disso, também irão conduzir aos jovens que a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho.

Na próxima terça (04) e quarta-feira (05), os agentes de saúde de Marechal Deodoro participarão das oficinas do projeto

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom