Empresas e Municípios participam de capacitação para qualificar o turismo da região

img_6258A comunidade do Francês foi o local escolhido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para uma capacitação dos municípios de Lagoas e Mares do Sul, na tarde desta quinta-feira (16). Dentre os assuntos abordados, foi discutida a importância da inscrição dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur – cadastro do Ministério do Turismo – além do mapeamento das regiões.

A capacitação tem o intuito de preparar os destinos e conscientizar as gestões municipais da relevância de fazer parte da nova edição do Mapa do Turismo, para que as verbas públicas ordenadas sejam encaminhadas às cidades reguladas. Uma das formas de conseguir esses benefícios e estar mais próximo do Ministério do Turismo é a inscrição no sistema Casdatur.

Por meio do Cadastur, as empresas poderão estar constando na lista do Ministério do Turismo (Mtur). Esses benefícios os tornarão como empresas credenciadas, além de abrir portas para solicitações de financiamentos entre outros fins. Um outro caminho proveitoso decorrente desse cadastramento é a promoção e divulgação das empresas. A Sedetur oferece hoje um aplicativo que divulga os empreendimentos cadastros nesse sistema.

De acordo com Jeane Rodrigues, assessora técnica da Secretaria Municipal de Turismo de Marechal Deodoro, essa iniciativa agregará muito para as cidades participantes da capacitação e dará um melhor direcionamento as empresas de Marechal Deodoro, fortalecendo a região e o turismo local.

“Nós estamos reunindo todos que pertencem a Lagoas e Mares do Sul. É muito importante essa reunião, para fortalecer a região, para poder promover as melhorias aqui dos destinos, das infraestruturas. É de fundamental importância para que a gente também possa trocar ideias,  identificar quais são nossas demandas, nossas dificuldades e a partir daí, se unir para trabalhar pela região”, afirmou.

Em relação ao mapeamento das regiões, que também foi pauta da capacitação, os municípios que desejam fazer parte da ferramenta precisarão encaminhar a Lei Orçamentária vigente com recursos destinados à atividade turística e um Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou por um dirigente que responda pela pasta. Essas demandas devem ser encaminhadas até o dia 31 de Julho deste ano. Além disso, é necessário também possuir um órgão específico responsável pela organização das articulações relacionadas ao turismo.