1ª Corrida Luar da Manguaba movimenta Barra Nova

Corrida atraiu 300 atletas que vieram de vários municípios; Evento foi animado pela banda de pífano Esquenta Muié

Música, suor, dedicação e muita alegria marcaram a 1ª Corrida Luar da Manguaba, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes de Marechal Deodoro, junto a FMX SPORTS, realizada na noite da última sexta-feira (31), no povoado da Barra Nova. O evento contou a presença do prefeito Cláudio Filho Cacau, vereadores, secretários municipais e atraiu pessoas de vários lugares do estado, contemplando as belezas da orla da Barra Nova e contribuindo para a prática de uma vida mais saudável.

A programação do evento teve início às 19h com a largada do mini circuito, destinado ao público infantil, que percorreu cerca de 300 metros. A categoria KIDS permitiu que crianças de 03 a 12 anos pudesse ter um maior contato com as atividades físicas. Nesta oportunidade, também houve a participação de crianças com síndrome de Down levadas pelo Instituto Life Down, parceiro do evento. Logo em seguida, o público pode se aquecer com uma animada aula de Zumba.

A grande corrida, destaque da noite, teve o percurso de 5k e contou com a animação da Banda de Pífano Esquenta Muié. O Prefeito Cacau, que participou da corrida e completou todo o circuito, falou da importância do evento para a integração do esporte deodorense e garantiu que serão realizadas outras corridas nos bairros do município, ressaltando as belezas de Marechal Deodoro e mostrando a importância do esporte para a comunidade.

“É uma iniciativa muito importante. É a primeira vez que acontece na Barra Nova, uma corrida desse porte. As famílias participando, as crianças participando também na categoria Kids, secretários do município, vereadores, foi realmente fantástico. É dessa forma que a gente consegue unir a comunidade em prol do esporte, pois esporte é saúde. Eu gostei muito da iniciativa da Secretaria de Esporte, e vamos programar corridas em outros bairros, fazer um grande cronograma, mostrando as pessoas de Marechal, as belezas que nós temos e o respeito à saúde“, afirmou o Prefeito.

No total, foram 300 inscritos na primeira edição da corrida, tendo suprido todas as vagas disponibilizadas. O primeiro lugar geral ficou por mérito do mecânico de ar-condicionado, Luciano Carnaúba, que veio de Maceió para participar da corrida e acabou ocupando o lugar mais alto do pódio. Além do título, Luciano recebeu um troféu e a isenção do pagamento da inscrição na próxima corrida organizada pela Prefeitura e a FMX. Ele diz que a vitória é resultado de seus esforços e que o esporte é tudo em sua vida.

“Eu já venho correndo desde os 17 anos e sempre gostei de participar de corridas e fazer atividade física. Vim de Viçosa para Maceió com o intuito de me dedicar mais ao que eu amo fazer. Sou ultramaratonista, já ganhei outras corridas e com fé em Deus vencerei as próximas para qual estou treinando. Quero agradecer a todo apoio e a organização do evento. Todos estão de parabéns. Tenho 41 anos, não é brincadeira, mas eu amo o esporte, que é saúde, que é tudo pra mim”, relatou o campeão.

O Secretário de Esportes, Euclydes Filho, falou o porquê da escolha da Barra Nova como sede da primeira edição do evento. Após o sucesso da corrida, ele fez questão de divulgar os próximos eventos esportivos e ainda garantiu que a iniciativa não para por aqui.

“Além da beleza, aqui [Barra Nova] a gente encontra um povo receptivo, uma estrutura legal com asfalto. É importante desenvolver o espírito esportivo dos deodorenses, diversificar os locais de eventos. É uma forma também de movimentar o povoado. Aproveito a ocasião para divulgar a Maratona Aquática, que será realizada no próximo mês na Praia do Francês, onde também será o palco de uma tradicional corrida, a Luar do Francês, no final do ano”, afirmou o secretário.

No local do evento, as rendeiras de Marechal Deodoro puderam expor suas peças e vender para os participantes e visitantes da corrida. Além disso, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente montou um estande de educação ambiental e fez a entrega de mudas para arborização de casas e ruas.