Secretaria de Educação de Marechal Deodoro realiza Semana Pedagógica 2017

Durante três dias, professores e merendeiras terão várias atividades voltadas para o início do ano letivo.

imgl7209

Ouvir o servidor público e suprir as necessidades da comunidade deodorense é uma das premissas da nova gestão, principalmente quando o assunto é de grande interesse, como a educação municipal. Por isso, com a proximidade do início do ano letivo, a Secretaria de Educação (Semed) de Marechal Deodoro está realizando a Semana Pedagógica de Marechal Deodoro 2017, que teve início nesta quarta-feira (15) e segue até esta sexta-feira (17).

O evento reúne professores municipais da educação infantil ao 9º ano e merendeiras. Durante os encontros, serão realizadas palestras sobre temas específicos de cada área, estudos sobre atribuições de funções dentro do Plano de Cargo e Carreira (PCC), um levantamento de dificuldades de cada categoria envolvida com a educação, além de ouvir as propostas dos servidores.

De acordo com Denison Queiroz, superintendente de Políticas Educacionais e Gestão da Rede Escolar, toda essa iniciativa prevê fazer um planejamento coletivo, produzir a matriz curricular e o calendário escolar do ano de 2017 para a educação da cidade de Marechal Deodoro.

“Com essa Semana Pedagógica, vamos sinalizar e integrar os servidores da educação. E por consequência, vamos pesquisar as carências e direcionar para um ano letivo planejado e do jeito em que toda a comunidade ganhe. Ontem fizemos um planejamento nas unidades escolares, hoje é o dia de conversar com os professores, estamos iniciando com um vídeo motivacional e depois vamos para os encaminhamentos práticos. Já amanhã estaremos realizando apenas com as merendeiras, pois precisamos que os outros apoios já estejam nas unidades antes do início do calendário letivo, que é na próxima segunda”, afirmou o superintendente.

Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Beltrão, a Semana Pedagógica é um momento muito importante de integração dos profissionais, aproximação com a gestão, além de ouvir e discutir as de cada categoria.

“Nosso objetivo, enquanto Secretaria de Educação, é proporcionar aos nossos professores, gestores, coordenadores, merendeiras, auxiliares e todo a equipe da secretaria, um momento de reflexão sobre a prática pedagógica, trazendo assim esclarecimentos e renovações, incentivo e o resgate do prazer pela arte de educar. Estamos todos unidos trabalhando pela educação e pelo sucesso dos estudantes de Marechal Deodoro”, disse o secretário.

Já Ana Carla Farias, professora de história do Colégio Municipal Edval Lemos, localizado no bairro da Poeira, disse que uma iniciativa como essa é muito importante para os professores, pois possibilita discutir os problemas que estão nas escolas e como podem ser sanados. Além disso, ela resume o último ano letiva como “caos” e garante estar confiante nessa nova gestão.

“Eu acho muito importante para os professores e funcionários da educação, pois a gente consegue discutir os problemas que encontramos nas escolas e também meios para combater isso. Vamos também saber como é que vamos iniciar o ano letivo, pois ano passado foi um caos, a gente fez o que pôde. A gente sabe que essa nova gestão encontrou muitos problemas, a gente compreende isso e a gente precisa caminhar juntos. Nós temos esperança! Estamos confiantes nessa nova gestão”, relatou.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom