Cláudio Filho Cacau conhece projeto de produção de energia solar para Marechal Deodoro

Projetos foram apresentados pela Pure Energy, durante visita à fábrica na manhã desta quarta-feira (22)

imgl7926O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, acompanhado dos secretários municipais, esteve na fábrica Pure Energy, instalada no Polo Industrial do município, para conhecer o projeto de implantação de energia solar nos órgãos e equipamentos municipais. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (22).

Prevista para ser inaugurada no próximo mês, a Pure Energy é uma empresa focada na sustentabilidade ambiental, com a missão de gerar energia renovável, trazendo economias significativas e benefícios ambientais aos usuários. Durante a reunião, a empresa apresentou um projeto de implantação de energia solar nas escolas municipais, no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e em diversos prédios públicos.

De acordo com o projeto apresentado pela empresa, o município poderá economizar, somente nos prédios público, cerca de R$ 2 milhões de reais nas contas de energia em um ano. Com isso, este recurso poderia ser destinado a obras e melhorias para o município.

Após conhecer os projetos,  o prefeito Cacau se mostrou interessado na implantação da tecnologia  e pretende fazer uma avaliação de quanto o município pode economizar com o uso da energia solar nos órgãos públicos.

“É um avanço muito importe o uso da energia limpa e renovável, além da redução de custos que ela promove. Achei o projeto muito interessante e vamos voltar no mês de março, para avaliarmos quanto seria a economia financeira para o município de forma geral, caso seja implantado nos postos de saúde, nas escolas, no SAAE e na administração pública como um todo. Seria uma grande mudança no município, incentivando as práticas sustentáveis”, disse.

A diretora administrativa da Pure Energy, Paula Spier, disse que além da viabilidade econômica, a parceria entre o poder executivo e a empresa será um grande passo para o município se tornar um dos pioneiros em sustentabilidade.

“Essa iniciativa seria um passo primordial, produzindo energia limpa, renovável e economizando os custos que são muito altos. O município seria pioneiro na implantação do serviço e a economia com os curtos com energia tradicional, poderia ser usada em diversos outros projetos”, afirmou a diretora administrativa.

Na reunião, estive presente o secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez; o secretário de Infraestrutura, Diogo Lopes; o secretário de Finanças, Marcus Vinícius; o superintende de Desenvolvimento Econômico, Rapahel Wong e o Procurador Geral do Município, Alessandro Peixoto.

MAIS EMPREGO

Ainda durante a reunião, o prefeito Cacau aproveitou a oportunidade para conversar com o direto da Pure Energy, Gelson Cerutti, sobre a destinação de cursos de capacitação e geração de empregos para deodorenses.

“Após a reunião nós visitamos as instalações da fábrica, que apesar de já está em funcionamento, ainda será inaugurada, e serão abertas mais de duzentas vagas de empregos. Então solicitei ao diretor que, se possível, seja priorizada a mão de obra de Marechal, abrindo cursos de capacitação, para os qualificar e dar oportunidade às pessoas do município”, afirmou o prefeito.

Autor: Antônio Carlos Souto