Reunião com Associação dos Moradores e empresários discute projetos e investimentos para a Praia do Francês

Secretários de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Comunicação ouviram demandas de moradores e empresários e discutiram projetos para a região

IMGL2872Ouvir a população deodorense é uma das prioridades da nova gestão. Pensando nisso, os secretários municipais de Turismo, Meio Ambiente, Infraestrutura e Comunicação, se reuniram na noite desta segunda-feira (16), com representantes da Associação de Moradores do Francês  e o  Trade Turísticos para discutir as principais necessidades e ouvir as reivindicações de quem mora na região. Dentre as pautas, estava a construção de planos para o fomento do turismo, produção de mídia para divulgação da Praia do Francês e solicitações de reparos estruturantes.

Durante a reunião, os moradores e empresários da região conversaram com os secretários municipais sobre os principais problemas que a comunidade enfrenta. Dentre o relatado, estava a necessidade de divulgação da Praia do Francês e seu potencial para um destino turístico. De acordo com os moradores, muitas empresas turísticas vendem o balneário da Praia do Francês como uma cortesia nos pacotes oferecidos, além de, em muitos casos, informar o local como pertencente a Maceió.

Os moradores também cobraram um investimento na fiscalização de carros e motos que invadem a rua fechada, dos ambulantes que exploram os turistas e nativos, e dos produtos que direcionam a praia do Francês como parte da cidade de Maceió.

O Secretário de Turismo, André Ramalho, iniciou a reunião falando da disposição da atual gestão para a resolução dos problemas e da relocação de duas secretarias para a comunidade do Francês, justamente com o intuito de valorizar a região e dar mais direcionamento do fomento do turismo local. Além disso, Ramalho ainda ressaltou a importância da Praia do Francês para a sociedade alagoana e sugeriu a criação de um conselho de Turismo com moradores, empresários, pescadores e artesãs da comunidade, para que acompanhem todo os projetos da gestão.

“Aqui nós temos um grande potencial para o turismo. Para a gestão ficar mais próxima nós estamos trazendo a Secretaria de Turismo e de Meio Ambiente para a Praia do Francês, para ficarmos mais perto das demandas tanto do Francês como dos canais. Eu morei em Brasília e digo a vocês, que lá fora, a Praia do Francês é tão conhecida quanto a Praia de Ponta Verde. Lá é tida como a Praia ‘queridinha’ de Alagoas. Estamos aqui pra somar, pra fazer crescer essa cidade e as potencialidades turísticas que ela oferece. Precisamos ouvi-los, porque todos os projetos são para vocês”, afirmou.

No local, também estavam presentes o Secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, o Secretário de Infraestrutura, Diogo Lopes, o Secretário de Comunicação, Lininho Novaes e o empresário e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Mauro Vasconcelos.

Autor: Assessoria