Prefeitura irá ordenar uso do espaço marinho na Praia do Francês

Projeto de regulamentação do serviço será elaborado por uma comissão; Proprietários de embarcações de passeios serão recadastrados

IMGL1567A Prefeitura de Marechal Deodoro irá fazer o ordenamento do uso do espaço marinho da Praia do Francês pelas embarcações de passeios. Uma comissão, formada pelas Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Planejamento, irá elaborar o projeto de regulamentação do serviço.

Atualmente existem aproximadamente onze embarcações que realizam passeios às piscinas naturais na Praia do Francês.  Em uma reunião com os proprietários dos barcos, os secretários de Turismo, André Ramalho, de Meio Ambiente, Mateus Gonzales, e o vereador Jorge Mello, realizada na manhã dessa segunda-feira (10), foram definidos os primeiros direcionamentos do processo de ordenação.

Foram tomadas medidas temporárias que devem ser cumpridas já neste período da alta temporada. Paralelamente, a comissão já trabalha para elaborar o projeto de regulamentação da atividade, como explica o secretário municipal de Turismo, André Ramalho.

“Os onze barcos de passeio que atuam na Praia do Francês já conseguem suprir a demanda. Então definimos que a partir de agora está proibida a entrada de novas embarcações para explorar o turismo. Além disso, definimos um rodízio dos dias que as embarcações irão realizar os passeios e iremos fazer um recadastramento de todos os proprietários dos barcos que já trabalham na praia do Francês”, explicou o secretário.

Em relação ao projeto de regulamentação da atividade, o secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, explica que, além de organizar o serviço e trazer mais qualidade para os turistas, é uma preocupação ambiental.

“A comissão vai estabelecer os critérios de uso do espaço. Iremos fazer um estudo e a partir daí, criar regras para estabelecer a quantidade de pessoas por barco, limite de visitas que as piscinas suportam por dia, padrão das embarcações, área de embarque e desembarque, entre outras coisas. Tudo isso é importante não só para trazer conforto ao turista que realiza o passeio, como para a preservação do ecossistema local”, explicou Gonzalez.

Autor: Assessoria