19 / 01 / 17

Prefeitura e Estado realizam visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro da Poeira

Um estudo irá identificar a possibilidade de reativação ou construção de uma nova Estação no local para acabar com problema de esgoto do bairro

20170118_161850Visando retomar o tratamento do esgoto no bairro da Poeira, o prefeito Claudio Filho Cacau e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Ayres, acompanhados do superintendente do SAAE, Neilson Costa, e de técnicos da Semarh, realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro, no final da tarde dessa quarta-feira (18).

De acordo com o prefeito Claudio Filho Cacau, a estação, que deveria está sendo usada para tratar todo o esgoto do bairro, está desativada há mais de cinco anos, deixando os moradores do bairro convivendo com o esgoto a céu aberto.

“Nós estamos iniciando um trabalho em parceria com o Estado e solicitamos que seja feito um estudo para detectar qual a melhor solução para resolver o problema. No bairro o esgoto corre a céu aberto, nas portas das pessoas, sem qualquer tratamento. É um problema de saúde pública muito sério e precisamos dar um fim nisso. Então estamos aguardando o estudo, que deve ser entregue o quanto antes e darmos uma melhor condição de vida a estas famílias”, disse o prefeito.

O estudo será realizado pelo o engenheiro civil especialista na área de saneamento, Abelardo Melo. Durante a visita, o consultor colheu informações com técnicos do SAAE e com os moradores para realizar um levantamento. Ao final, o estudo dirá se existe a possibilidade de recuperar a estação já existente, ou se será necessário construir uma nova. O projeto será realizado numa parceria entre município, Estado e a construtora Arquitec.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres garantiu apoio do Governo do Estado e ressaltou a importância da parceria para solucionar o problema no bairro da Poeira.

“O prefeito Cacau solicitou o apoio do Estado e nós viemos hoje com os técnicos da Semarh para verificar a situação e encontrar uma solução ambiental para proteger a lagoa que está aqui perto, e também os moradores. Então o Governo desde já se compromete com a Prefeitura de Marechal a contribuir, seja financeiramente ou tecnicamente, para que a gente encontre uma solução em um curto espaço de tempo”, afirmou o secretário.

Autor: Assessoria