Prefeito Claudio Filho Cacau dá posse aos membros Conselho Municipal de Educação

Composto por representantes de diversos seguimentos, conselho atuará no Biênio 2017/2019, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

imgl3857Os integrantes do Conselho Municipal de Educação foram empossados na manhã desta sexta-feira (20), pelo prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau.  A solenidade aconteceu no salão nome do Palácio Provincial.

Apesar de ter sido eleito no ano de 2015, durante os dois últimos o Conselho Municipal de Educação não conseguiu cumprir sua função e nem realizar discussões em prol da melhoria da educação pública. A partir de agora, os treze conselheiros irão atuar, em parceria com a Secretaria de Educação, no biênio 2017/2019.

O conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação, das instituições privadas de ensino infantil, estudantes das escolas municipais, pais de alunos das escolas municipais, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, dos professores das escolas municipais e da rede privada e do Conselho Tutelar.

Durante a solenidade, a presidente do órgão normativo, a professora Maria Silvania de Oliveira, disse estar com grande expectativa de que o trabalho, de fato, será realizado pelos conselheiros.

“Nós tínhamos um conselho que só existia no papel e, logo que o prefeito assumiu a gestão, nos convocou para que iniciássemos, de fato, os trabalhos. Estamos com uma expectativa muito boa de que conselho possa atuar, de verdade, no que for necessário para intervir na educação e melhoria do desempenho do alunado”, disse a presidente.

O secretário Municipal de Educação, Marcelo Beltrão, destacou a parceria firmada entre o Conselho e a secretaria para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“Aqui estão representados diversos seguimentos que têm interesse numa educação de qualidade. Temos muitas decisões a tomar, calendário escolar para elaborar, entre outras ações da educação que serão divididas com o Conselho, e não há melhor cenário para discutir a educação senão um composto com tantos seguimentos representados. Agradeço em fazer parte deste conselho e não tenho dúvida nenhuma de que a gente vai conseguir alavancar a educação de Marechal Deodoro, todos caminhando na mesma direção”, disse o secretário.

imgl3843Encerrando os discursos, o prefeito Claudio Filho Cacau parabenizou os membros pela posse, lembrou os problemas encontrados na educação municipal e pediu o apoio do conselheiros para dar uma educação de qualidade aos deodorenses.

“Este é um momento muito importante. Estamos vendo os números baixos do IDEB, uma evasão escolar muito grande e temos que ter esta missão juntos. Fiz questão de pedir ao secretário e a toda a equipe da educação que não influenciasse nas indicações para os membros do conselho, porque esta é uma gestão da democracia e de participação de todos. A educação é a base de tudo e sem ela nada avança. Podem contar com o apoio da gestão”, finalizou o prefeito.

Confiram que são os conselheiros municipais de Educação:

Representantes da Secretaria Municipal de Educação

1º Titular: Marcelo Beltrão Siqueira

Suplente: Mirian da Silva

2º Titular: Márcia Valéria Cardoso Nicácio

Suplente: Lilian Kely de Alcântara Romeiro Leite

Representantes das Instituições de ensino privado de Educação Infantil

1º Titular: Maria de Loudes Santos de Araújo

Suplente: Margarida Judite Alves de França

Representantes dos estudantes das Escolas Públicas Municipais

1º Titular: Ângela Maria Bispo Rodrigues

Suplente: Ariane dos Santos