23 / 01 / 17

Caps realiza atividades do Janeiro Branco; Dia D acontece nesta quarta-feira (25)

imgl2210Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Marechal Deodoro, iniciou as atividades do Janeiro Branco, campanha preventiva a saúde mental, que acontece até o final deste mês. Durante a campanha, estão sendo realizadas diversas atividades educativas e oficinas junto a equipe técnica do Centro, composta por psicólogas, assistente social, enfermeira e médicos. O projeto é realizado durante todo o primeiro mês do ano, com o intuito de reafirmar a importância de uma nova vida.

Nos próximos dias, a programação se estende e contribuirá ainda mais para a saúde e bem-estar dos pacientes. Nesta segunda-feira (23), a psicóloga Ceimara Vergetti, irá trabalhar o tema “Lidando com a alegria”.  Um dos temas mais importantes da campanha, que é “A prevenção do suicídio”, será responsabilidade de médica Flávia Brandão, na terça-feira (24). Já a quinta-feira (25), considerado como o ‘dia D’, o assunto abordado com os pacientes será “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

A abertura da campanha Janeiro Branco iniciou no dia 10 de janeiro, com uma palestra ministrada pela coordenadora do Caps e psicóloga, Mônica Vasconcelos, trabalhando a temática “A importância de cuidar da própria saúde”. Ela explica que esse projeto objetiva trabalhar os pacientes do Centro para impedir o agravamento de problemas mentais e uma possível tentativa de suicídio. Além disso, Mônica ressalta a importância de desmistificar a visão que a sociedade tem do Centro e dos pacientes.imgl2189

“Para mim essa é uma campanha humanitária, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da própria saúde. Quando uma pessoa entende o que estar sentindo todas as decisões ficam mais claras. Essa campanha é importante para esclarecer também a população sobre os mitos e preconceitos ainda existente em nossa sociedade sobre o transtorno mental, que acham que são perigosos e que podem nos fazer mal. Os pacientes daqui são carentes, carinhosos, precisam de atenção”, afirmou.

Durante o mês, outras temáticas foram trabalhadas com os pacientes do Centro, como “Trabalhando as emoções” e “Lidando com a tristeza”, palestrada pela psicóloga Ceimara Vergetti; “A importância do falar, que foi ministrada por Djalice Beltrão e Renata Sarmento, também psicólogas; e “A importância da Família na Saúde mental, que ficou por conta da assistente social, Soraya Santos.

OUTRA UNIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde incentiva que outras unidades ou centros de atendimentos possam realizar a campanha, que traz  temáticas bastantes importante na construção de uma mente saudável. Pensando nisso, o Posto de Saúde do povoado Malhadas também decidiu entram no projeto. No dia 31 de janeiro, a partir das 8h, será realizado uma capacitação para pacientes e moradores da região, sobre a relevância do projeto e cuidados com os pacientes com deficiência mental.

A diretora geral da unidade, Lucineide Félix, explica de onde surgiu a necessidade de trabalhar a temática na comunidade. “Eu gosto muito de trabalhar com palestras. Decoramos tudo, arrumamos de acordo com a cor da campanha e vamos realizar uma palestra em conjunto com o Caps. Tem muitas famílias que não percebem que tem alguém deficiente ou não sabe lhe dar com esse fato e quer logo internar. A família tem que agir, saber dar a medicação correta, fazer a avaliação no médio, cuidar direito de quem precisa”, relatou.

 

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom