Interessados em participar do Juventude Empreendedora já podem realizar pré-matrícula

Programa é destinado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam cursado o ou concluído o terceiro ano do ensino médio pelo www.juventudeempreendedoraal.com.br

whatsapp-image-2017-01-23-at-4-31-02-pmOs deodorenses interessados em participar do “Juventude Empreendedora”, programa do Governo Estadual que capacita jovens para o mercado de trabalho, já podem fazer a pré-matrícula no site da Secretaria de Trabalho do Estado de Alagoas. O programa tem o objetivo de capacitar 5 mil jovens alagoanos, com idade de 18 a 29 anos, tendo concluído ou que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas de Alagoas.

Representantes das secretarias municipais envolvidas no projeto estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (23) com a coordenadora de projetos da Wilivros, empresa responsável pela execução do “Juventude Empreendedora”, Martha Ferreira. Durante reunião, foram discutidos as formas de participações e assuntos de planejamento e logística para o início das aulas.

De acordo com Martha Ferreira, os estudantes que se encaixam nos critérios dos projeto já podem fazer a pré-matrícula no site do projeto.

“Após a pré-matrícula, que é feita em nosso site, quando ficar definido o local e início das aulas, iremos anunciar o local da matrícula e, neste momento, os estudantes irão confirmar a matrícula levando ao local cópia do RG e CPF e o comprovante escolar que está cursando o terceiro ano ou que está concluído”, explicou Martha Ferreira.

De acordo com o secretário de Governo, Luciano Vasconcelos, a equipe está trabalhando para escolher os locais onde acontecerão as aulas que, além do Centro, também serão realizadas nos canais.

“Nós vamos começar pelo Centro, mas o prefeito Cacau já determinou que além do Centro, também teremos pontos do projeto nos Canais. Assim que fecharmos a parte estrutural iremos iniciar as matrículas”, disse o secretário.

O “Juventude Empreendedora” já é realizado em cidades como Teotônio Vilela, Campo Alegre e na capital, tendo a meta de criar, pelo menos, 500 microempresas nos municípios beneficiados, entre eles, Marechal Deodoro. No município, a iniciativa conta com a participação da Secretaria de Governo; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; a Superintendência de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Tecnologia de Informática da prefeitura.

O PROGRAMA

No início, os alunos receberão aulas online sobre conceitos de informática aplicados ao negócio, empreendedorismo e elaboração de planos. As aulas acontecerão no período de 10 semanas e serão divididas em cinco módulos de 20 horas cada, sendo realizadas de segunda a sexta-feira, totalizando 100 horas de formação, duas horas por dia.

Cerca de 500 alunos serão selecionados no fim do programa, após passar por uma avaliação que conta como critério as notas do curso, perfil empreendedor e a qualidade do plano de negócios desenvolvido. Caso seja selecionado, o jovem será creditado por meio da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), para montar o seu negócio com o auxílio do SEBRAE e assistência técnica especializada. Os que não foram selecionados também estarão aptos e capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e empreender.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom