Secretaria municipal de Saúde realizou a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Dezenas de mães e gestantes participaram do evento e receberam orientações sobre a importância da amamentação no dia-a-dia

Foto: Luciano Pinto Semana do

Com o tema “Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável” a celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2016) foi realizada em Marechal Deodoro com o “2º Mamaço”.

O evento reuniu mães e gestantes deodorenses no movimento de amamentação coletiva, no Trevo do Francês.

A comemoração contou com  participação da secretária Municipal de Saúde, Yonara Toledo, da pediatra e coordenadora do Banco Leite da Maternidade Escola Santa Mônica, Andréa Pinheiro, e Alunos da Liga Acadêmica de Aleitamento Materno da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL).

Foram realizadas palestras, orientações, rodas de conversa sobre os mitos e verdades que envolvem o tema do aleitamento materno, atividades práticas, com informações sobre os cuidados com os bebês e incentivo ao aleitamento materno e lanche coletivo.

A secretária onara Toledo enfatizou a importância do simples ato de amamentar.

“A amamentação é um ato de extrema importância, além de ser direito da criança, e precisa ser encarada de forma natural. Precisamos alimentar nossos bebês naturalmente. O leite materno contem todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento”, destacou.

Amamentação

A amamentação é direito de toda mulher e deve ser incentivada pela sociedade em qualquer lugar sem que a mãe se sinta recriminada.

Além de derrubar os preconceitos da prática em público, o intuito é chamar atenção sobre a importância da promoção da amamentação no alcance dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas, em setembro do ano passado.

Seja na dimensão econômica, social ou ambiental, o aleitamento materno contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável. É recomendado de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e, de forma complementar, até os dois anos.

Por Luciano Pinto/ Relações Públicas da SMS