24 / 08 / 16

Prefeitura retoma construções de escola e duas quadras cobertas em Marechal

Paralisação das obras se deu por conta da empresa responsável que abriu falência e abandonou os trabalhos

Foto: Luana KarineDSC_0063

As construções das quadras cobertas das Escolas MunicipaiEleuza Galvão e Joviniano Rodas, além da retomada das obras na Escola de Educação Infantil da Terra da Esperança, serão concluídas pela Prefeitura de Marechal Deodoro.  

O anúncio foi feito pelo senador Renan Calheiros (PMDB), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao prefeito Cristiano Matheus. O gestor, com o apoio do parlamentar, conseguiu junto ao Governo Federal viabilizar à retomada das construções das quadras  e da escola da rede municipal. 

O município deodorense havia firmado dois termos de compromissos com o FNDE para viabilizar duas Unidades de Educação Infantil, sendo uma na Barra Nova e outra na Terra da Esperança, e construir três Quadras Esportivas na Petronila de Gouveia, Eleuza Galvão e Joviniano Rodas.

A contratação da empresa foi de iniciativa do Governo Federal e o município de Marechal Deodoro apenas aderiu à licitação realizada por se tratar de uma construção com Metodologia Inovadora (MI). Com isso, a empresa iniciou a construção das duas escolas quase que simultaneamente e concluiu apenas na Barra Nova.  

Por motivos de falência, a empresa abandonou a construção da Terra da Esperança. Contudo, não foi só em Marechal Deodoro que os responsáveis deixaram os serviços. Em Alagoas, mais de trinta obras em vários municípios do Estado foram interrompidas. 

“Como o processo construtivo é de uma metodologia diferente as empresas do ramo da construção não podiam dar continuidade a esse tipo de obra, mas, depois de muitos embates, a equipe técnica do FNDE encontrou uma solução para o caso e nos próximos dias estaremos retomando a obra de construção, onde a escola ficará igual a da Barra Nova”, explicou Flávia Célia, secretária municipal de Educação. 

Já com relação às quadras escolares cobertas, a secretária de Educação disse ainda que as paralisações decorreram diante da ausência de repasses dos recursos financeiros por parte do Governo Federal. 

“A quadra da Escola da Massagueira foi concluída há mais de dois meses e o dinheiro destinado à obra não vinha. Depois dos esforços conjuntos do prefeito Cristiano Matheus com o senador Renan Calheiros, o recurso foi transferido e as obras das outras quadras serão retomadas e elas ficarão igual a que já entregamos para comunidade”, finalizou Flávia Célia. 

Por Ascom/PMD